BG

quarta-feira, 9 de março de 2011

Recorde de estudantes estrangeiros na UP


A Universidade do Porto registrou um novo recorde de estudantes estrangeiros em 2010/2011. Só nesse período, "mais de 1552 estudantes estrangeiros estudaram ou vão estudar na Universidade do Porto ao abrigo de programas internacionais de mobilidade no Ensino Superior. Junte-se-lhes os 1229 que estão a realizar cursos completos nas 14 faculdades da U.Porto e o número sobe para 2781, o que constitui um novo máximo na história da maior universidade portuguesa." (site da UP)

Realmente, há muuuitos estudantes de fora: nas quatro disciplinas que faço, estudo com pessoas da Polônia, da Romênia, da Grécia, da Alemanha e, claro, do Brasil :) é muito interessante conhecer pessoas de países que antes eram tão distantes da minha realidade. Fiquei até envergonhada por não conhecer quase nada sobre alguns desses países e o pessoal de lá saber tanto sobre o Brasil! Aliás, os portugueses sabem muito mais sobre nós do que nós sobre eles... ^^' Descobri tantas coisas novas, curiosidades também, como o fato de o meu nome não ser tão comum em Portugal quanto é no Brasil, mas existir na Polônia (!)... O mais lindinho foi uma amiga minha da Romênia me dizer que resolveu estudar português porque o sonho dela é conhecer o Rio de Janeiro *___* own...

A maioria dos estrangeiros é brasileira, claro :D e é até piada nas aulas, porque quando os professores perguntam se há algum aluno estrangeiro na turma - pra saber se devem falar mais devagar, ou em inglês/espanhol - e nós levantamos a mão, eles dizem "ah, brasileiros aqui não são estrangeiros!" :D ainda de acordo com o site da UP, "Relativamente aos estudantes de mobilidade, e num momento em que a contagem ainda não está finalizada, os números deste ano traduzem já um aumento de quase 12 % face a 2009/2010, ano em que a U.Porto recebeu 1390 estudantes ao abrigo dos mais diversos protocolos de cooperação. Trata-se de um valor que espelha o constante esforço de internacionalização desenvolvido pela Universidade e traduzido, não só no aumento do número de estudantes, mas também na posição de liderança assumida pela Universidade em vários consórcios internacionais e na subida registada nos principais rankings de universidades


Confirmando a tendência verificada nos últimos anos, o Brasil é o país que mais estudantes (681) 'exporta' para a U.Porto em 2011. Seguem-se países como Espanha (232), Itália (128), Polónia (71), República Checa (64), Turquia (47) e Alemanha (39), clientes habituais da Universidade através do programa Erasmus. Entre as 57 nacionalidades representadas encontram-se ainda países como Nicarágua, Vietname, Japão, Índia, Costa do Marfim, Estados Unidos, Togo, entre muitos outros onde a marca 'U.Porto' já é reconhecida."

Nós somos todos chamados de "Erasmus", embora nem todos nós sejamos desse programa ^^ o programa em que eu estou é um Acordo de Cooperação entre a UFMA e a U.Porto. Na Europa existe o programa Erasmus e no Brasil também há o Erasmus Mundus.

Não pude ir à Sessão de Boas-Vindas do dia 4 de março, mas fui a outras palestras muito esclarecedoras e fiquei muito feliz com a atenção que a UP nos dá... Eles nos explicam muita coisa mesmo, e sempre podemos ir ao "Gabinete Erasmus" em caso de necessidade... "A U.Porto oferece actualmente uma vasta gama de serviços de apoio aos estudantes estrangeiros, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente. Isso mesmo ficou patente na sessão que a Universidade organizou no passado dia 4 de Março, no edifício da Reitoria, para dar as boas-vindas aos estudantes de mobilidade que ali chegam no segundo semestre. Como é habitual, o evento serviu como uma primeira apresentação da cidade e do país e marcou o início do programa de recepção e integração organizado pela ESN – Erasmus Student Network (ESN-Porto), organização composta por estudantes que já participaram em programas de intercâmbio internacionais." (idem)

Enfim, decidi postar esses dados porque acho que pode ajudar alguém! Na foto acima, somos eu e alguns brasileiros na reunião de registro na reitoria, no dia 11/02. A maioria na foto é de Minas Gerais, só dois são do Rio e eu do Maráa ;) aliás, do Maranhão só somos três meninas.

Na próxima postagem, eu devo falar sobre o carnaval ;) passei em Aveiro!

Até mais !


Um comentário:

  1. Poxa,Renata , ainda não acredito como vc aguenta o frio ! Tô ti acompanhando aqui, e como um pouqinho de inveja,assim da vontade ir!

    ResponderExcluir