BG

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dias de contemplação (1)


Para não quebrar a ordem cronológica do relato, vou falar primeiro dos lugares que visitei no sábado e no domingo, e não do que seria mais imediatamente instigante pra mim no momento, o início das aulas :) é bom porque assim posso dar uma visão menos parcial e ingênua de como são as aulas...

Pois bem, ainda no sábado, dia da minha última postagem aqui, fui ao Jardim Botânico do Porto, também chamado de Casa Andresen, pois antigamente era uma quinta (espécie de fazenda) pertencente à família Andresen - a mesma da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen :)

Na entrada, há uma placa que informa o seguinte: "(...) A quinta foi comprada em 1985 por João Henrique Andresen Júnior, que continuou a construção da casa e do jardim e permaneceu na posse de sua família até 1949, data em que se verificou a venda ao Estado Português. (...) O Jardim Botânico do Porto assume hoje importância pela sua vertente botânica (...) e é também um espaço literário. Ele é um lugar de referência na vida e na obra dos escritores Sophia de Mello Breyner Andresen e Rubem A.". Para quem não sabe, eu tenho especial interesse por essa poetisa, desde que a estudei na Iniciação Científica.

Então, era uma tarde muuuito fria - pelo menos pra mim, que não sou acostumada com frio - e eu nem estava com agasalho suficiente, então não demorei taanto. Nem cheguei a visitar a exposição "A evolução de Darwin", que está acontecendo dentro da Casa, mas a visão daqueles jardins de sonho e das várias espécies de árvores (que foram enviadas de diversos países) me inebriou e me fez até sair um pouco do tempo, sei lá... =)

Minha câmera não está muito boa, mas dá pra mostrar um pouco:


Nesta foto, vocês podem ver um pouco da casa e de parte de um dos jardins:



Eu pretendia fazer um post só com outro lugar que conheci no domingo, mas como é muito limitado o recurso de colocar fotos aqui, vou ter que fazer outro... Até já :*

Um comentário:

  1. Não conheço essa poetisa, mas imagino o quão emocionante deve ser conhecer um lugar importante para alguém que admiramos. ^^
    Parece lindo os jardins!

    Beijokas e inté :D

    ResponderExcluir