BG

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Registro na Reitoria e na Faculdade



Ontem foi um dia de muitas emoções pra todos os "erasmus" - modo como chamam aqui qualquer estudante estrangeiro, mesmo que não seja especificamente do programa Erasmus ^^ - que estiveram na reunião com a Luísa Capitão, técnica superior do Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos, na Reitoria da UP.

Pra mim, a emoção começou desde o momento em que saí de casa, pois fui sozinha e só sabia o caminho que o google maps havia me dadoo haha... Mas todas as ruas e avenidas têm placas, então não foi difícil chegar lá, perguntando a algumas pessoas. Mais uma qualidade dos portugueses: te explicam o caminho direitinho, com paciência. Ah, e também param na faixa de pedestres :D

Chegando à reitoria, tive um impacto muito grande, pois é um prédio enorme, muito antigo, cheio de mármore, colunas enormes e pinturas por dentro:


(Foto do site da UP/IRICUP)

Outro impacto também foi a enorme quantidade de estudantes que lá estavam, entregando os documentos necessários e esperando pela reunião que haveria logo mais. Essa reunião não foi só ontem, acredito que ao longo de toda esta semana houve reuniões idênticas, porque o registro foi agendado por e-mail há bastante tempo. Eles enviam um e-mail pra nós com um formulário eletrônico em que a gente escolhe um dia e uma hora. Daí, nesta data, eles fazem nosso registro na reitoria, nosso cartão provisório de estudante, e nos dão nosso chip da TMN (do plano Moche, em que podemos ligar e mandar msgs de graça entre nós, "erasmus") - que funcionou no meu celular, mesmo ele sendo Dual Band, o que me deixou muuuito feliz (o cel mais barato aqui custa 20 euros).

A reunião com a Luísa Capitão foi super esclarecedora e acolhedora, porque ela é muito, muito simpática, fez até piada, perguntando se tinha alguém do Acre ^^ haha depois ela explicou a dois mexicanos que estavam lá: "o Acre, se é que entendi certo, é um estado do Brasil que os brasilaaeiros dizem que não existe" xD Não tinha ninguém mesmo, e todos riram muito. Ela apresentou um slide com toodas as informações possíveis e imagináveis, desde os serviços a que temos direito na UP até os pontos turísticos da cidade. Explicou também que a UP é uma universidade pública, e a maior universidade portuguesa, que recebe mais de mil estudantes de mobilidade todos os anos. A UP tá, inclusive, comemorando o seu centenário, mas acredito que só da unificação das faculdades, porque as suas origens remontam ao século XVIII.

Nos foi dado, ao fim da reunião, um kit contendo uma bolsa da UP, tipo aquelas de eventos acadêmicos mesmo, contendo um fichário muito lindoo ^^ com os contatos de todas as faculdades na capa e um mapa de Porto na contra-capa, destacando os polos da universidade; uma caneta e um lápis; um mapa da cidade; e vários folhetos turísticos e da própria UP.


Depois da reunião, eu e mais um grupo fomos almoçar na Faculdade de Letras (FLUP), por 2,15eur *_* nossa, muito bom o RU daqui. Aqui se chama Cantina, e cada faculdade tem uma, sendo que algumas têm jantar, outras não. A minha tem :) A comida é muuito boa, e vem muita coisa: pão, sopa, sobremesa (tipo bolo, suflê, gelatina), um prato de comida (com 2 opções) tipo arroz + salada + carne e um suco, ou água... Fome não vou passar :D A gente paga numa maquininha engraçada, que tem um visor eletrônico, mas em que se coloca moedas, parecendo um telefone antigo ^^ Aliás, os orelhões também funcionam com moedas ou cartões.

Após o almoço é que eu e mais dois amigos que eram da FLUP nos registramos. Recebemos um manual do aluno, todas as ementas das disciplinas, com os respectivos horários XD, um formulário pra tirar o Andante Sub-23 (um cartão de transporte com desconto, pra usar no metrô, trem ou ônibus = metro, comboio ou autocarro ^^"), além de muitas outras informações. Tivemos que pagar a única taxa de toda a mobilidade: um seguro escolar de 1,80eur pra cobrir eventuais acidentes que nos aconteçam dentro do perímetro da universidade.

Ajudei alguns amigos a procurarem alojamento também, e vendo o sufoco deles, super recomendo: se forem fazer algum tipo de intercâmbio, saibam de antemão onde vão ficar, pelo menos nos primeiros dias, porque hostel é muito, muito ruim...

Ah! Pra terminar, uma última emoção que tive e que quase parou meu coração hahaha... Olha só o cartaz que vi nos murais da FLUP! (Pra visualizar, é só clicar na palavra cartaz). Quem me conhece sabe o quanto eu amo o tema dessa palestra e tem CERTEZA de que vou tar lá, "serinha" hahaha

Beijão, gente, torçam por mim, pra eu superar os meus medinhos e inseguranças também ;)



2 comentários:

  1. ahhhh não é possivel que até estrangeiros zoam do Acre hahaha

    ResponderExcluir
  2. Se você não contasse que tem medinhos e inseguranças eu não perceberia pelo resto do texto. Tudo parece tão lindo *o*
    Que disciplinas você pegou?
    Aproveita tudo aí!

    Beijokas e inté :D

    ResponderExcluir