BG

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Inscrições em Unidades Curriculares - minhas opções - Mestrado

Como tenho recebido alguns pedidos de ajuda em relação às inscrições em Unidades Curriculares (o mesmo que Seminários, "disciplinas" ou "cadeiras", como eu as chamo). A inscrição, já de si, é um pouco confusa. Tem de ser feita online, pelo Sigarra (o sistema da FLUP). No meu ramo - Estudos Românicos e Clássicos, variante de Literaturas de Língua Portuguesa - temos que escolher 10 cadeiras para o 1.º ano, a serem distribuídas pelos dois semestres como o estudante preferir (?). Eu escolhi 5 em cada, sendo que no mínimo 3 delas tinham de ser do meu ramo e 2, de outros ramos. Alguns funcionários chamam as do ramo de "obrigatórias" e as outras de "optativas". Meu plano de estudos (após algumas alterações no início de cada semestre, que são possíveis, por norma, até a segunda semana de aulas), ficou assim:

1.º Semestre:

Poéticas Finisseculares - séc. XIX e XX - I (Variante de Lit. Port.)
Ruturas e Continuidades na Poesia Portuguesa Contemporânea - I (Variante de Lit. Port.)
Novíssimos: Poesia e Poéticas (Variante de Lit. Port.)
Literatura  Comparada: Questões e Perspectivas (Ramo de Estudos Comparatistas)
Tradução e Cultura (Ramo de Estudos Comparatistas)

2.º Semestre:

Geração de Orpheu (Variante de Lit. Port.)
Poesia e Filosofia no século XVI (Variante de Lit. Port.)
Ruturas e Continuidades na Poesia Portuguesa Contemporânea - II
(Variante de Lit. Port.)
Poética Clássica (Variante de Lit. Clássicas)
Estética Literária (Variante de Estética Literária)

A inscrição se torna complicada porque as pessoas com quem falamos normalmente falam de ramo e variante como sinônimos. Acabam por ser a mesma coisa na prática, realmente; mas o fato é que, no ramo que escolhi, a maior parte das cadeiras escolhidas tem de ser desse ramo (Estudos Românicos e Clássicos) que engloba seis variantes. O outro ramo é Estudos Comparatistas e Relações Interculturais e não possui variantes.

Os links nos nomes das disciplinas dão acesso aos trabalhos que fiz em cada uma delas. Tirei 18 em todos eles; a nota vai de 0 a 20. Normalmente, só é pedido um trabalho por disciplina, mas há professores que pedem outros trabalhos menores para complementar a nota ou consideram também a participação/apresentação oral em sala.

Também postei as minhas opções na época da mobilidade aqui.
Gostei muito de todos os seminários e agora estou na fase de escrita orientada da dissertação.

Desejem-me sorte ;-)


Um comentário: