BG

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Tu és tão linda!" :)


Minhas primeiras impressões aqui no Porto em relação à receptividade dos portugueses são totalmente contrárias às informações que eu recebia antes de vir para cá. Me diziam sempre que os portugueses eram fechados, que tinham preconceito com os brasileiros, principalmente com as brasileiras... Mas não é nada disso que eu vejo no dia-a-dia, pelo menos até agora: todos são muito mais simpáticos e educados comigo do que as próprias pessoas de São Luís e de outras cidades do Brasil que visitei. O Brasil é muito popular aqui em Porto, acredito que em Portugal todo... Por toda parte há referências ao Brasil e até bandeiras (como em hotéis)... Quando digo que sou brasileira (quando eles perguntam, pois pelo sotaque já se sabe, né ^^), não noto nenhuma decepção ou coisa do tipo (e olha que sou observadora).

Um bom exemplo, e muito simples, foi o fotógrafo que me atendeu hoje em sua loja. Assim que entrei, dando meu "bom /dʒ/ia", ao contrário do seu "bom /d/ia" - mostrando, portanto, que não sou daqui -, ele alegremente me disse: "Entra, menina", me atendeu muito bem, e no momento de tirar as fotos 3x4 - fotos de passe, como chamam aqui -, fez de tudo para me deixar à vontade, dizendo "tu és tão linda" ^^", "mais alegrinha agora" etc. haha... Havia também um conjunto de maquiagem e de escovas de cabelo e pentes para se arrumar antes de tirar a foto :)

Mais um exemplo de simpatia portuguesa é minha colega de apartamento, a Catarina ^^ Ela é tão linda, só vendo... Acredito que em breve teremos fotos juntas :) Conversamos por horas, uma adaptando seu modo de falar aos usos da outra, muito engraçado ^^ ela fala muito "pois" e "que giro" (= que legal ^^). Ela é tão legal que me emprestou o seu cabo USB, e graças a ela vocês podem ver a foto que tirei hoje e algumas que tinha tirado ontem:


(Agora vocês perceberam o tamanho da gentileza do fotógrafo ^^")



(Shopping Cidade do Porto)



(Eu no meu quarto)


Já tô com saudade de todos, sério... Muito obrigada por tudo! Lembro de vocês a toda hora, fico pensando: "ah, se ele/ela visse isso!" ^^ Beijos, até mais!



4 comentários:

  1. Renata, é impressão minha ou estás morena? haha
    Vi só essa fotinha do shopping e já achei bonito hahaha

    Deu uma super vontade de conhecer o lugar *-*

    ResponderExcluir
  2. Meu cabelo tá mais escuro mesmo, mas é mais na foto do que na realidade ^^

    ResponderExcluir
  3. oi maninhaa ^^
    q lindo q é Porto!!! A sua foto ta mto bonita! Vc passou chapinha? É q seu cabelo ta tão lisinho na foto ^^ bjuuuu

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh que vontade de fazer intercâmbio também! É tão fofa a maneira como você escreve!
    Estou acompanhando sua aventura daqui, enh!? ^^

    Beijokas e inté :D

    ResponderExcluir