BG

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Viagem e meu 1º dia em Porto


Sabe quando parece que o universo inteiro está conspirando a seu favor? Pois é assim que tenho me sentido nos últimos dias; aliás, depois de toda a ansiedade dos últimos meses (desde novembro), quando olho para trás, vejo que fui muito abençoada, pois as portas se abriram de maneira impressionante para que hoje eu estivesse aqui, digitando esta postagem da cidade que deu nome a Portugal (Portu Cale).

Desde que soube, por meio de um e-mail do Programa de Cooperação e Intercâmbio Internacional (PROCIN-UFMA), que eu poderia fazer um período da minha graduação na Universidade do Porto, passaram-se três meses de espera e, consequentemente, de ansiedade. Essa agonia só não se avolumou mais em mim porque eu era - e continuarei sendo, quando voltar - muito feliz na minha universidade de origem. Apesar das suas limitações, a UFMA é a minha segunda casa; sempre me senti assim lá, tanto que passo sempre muito mas tempo lá do que o necessário... Passar pela UFMA - pela universidade, de um modo geral - transforma a gente; basta que a gente mergulhe de corpo e alma no que está vivenciando que, quando menos esperarmos, já não seremos os mesmos do final do ensino médio. Na UFMA, tenho professores que admiro e quero muito bem, e me sinto honrada de ser aluna deles.

O processo burocrático não vale a pena descrever, basta registrar que se gasta muito dinheiro, tempo, suor e lágrimas pra tirar mais de 12 documentos (com reconhecimento de firma, cópias autenticadas etc.) necessários para obter o visto, que, tirando em S. Luís, demora cerca de 60 dias ou mais. No meu caso, tive muita sorte, porque minha carta de aceite chegou em apenas 10 dias, e da entrega desses documentos até eu estar com o passaporte em mãos, com o visto, esperei 50 dias. Isso que é "esperai com paciência no Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração", viu? hehehe

[mais informações sobre o processo e outras coisas pré-viagem no blog da minha amiga Karol: http://rumoaeuropa.blogspot.com ]

Então, ontem eu saí de São Luís - MA às 14:00 (hora local), passando por Brasília (onde encontrei minha amigona Keke ^^, que não via há mais de ano), Lisboa e, enfim, chegando em Porto às 10h de hoje (era pra ser às 9h, mas o aeroporto de Lisboa estava muito congestionado). Haviam me dito que a comida do avião da TAP era ruim, mas não a que eu comi, pelo contrário.
Aliás, tudo no voo estava ótimo, eu nunca tinha estado num voo assim antes: havia duas opções de jantar, que era servido numa tijelinha muito bonitinha, com um potinho para cada coisa (salada, pão etc.)... O café da manhã foi super reforçado, tanto que mal pude comer tudo... Além disso, eles têm uma telinha em cada poltrona (tipo aqueles DVDs de carro), interativa (com um controle), em que a gente pode ouvir música - inclusive brasileira -, assistir a filmes, jogar etc. Por falar nisso, assisti a um filme que me marcou muito: Never Let Me Go. É um drama muito interessante, com uma reflexão sobre a vida, ciclos, destino, ética do progresso... Muito bom mesmo, como há tempos eu não via igual.

A postagem já está muito grande, mas enfim, correu tudo bem e cheguei ao apartamento em que vou morar durante este período. As pessoas da casa me receberam muito, muito bem; foram extremamente hospitaleiras e solícitas, me mostrando e me explicando tudo... Fiquei muito feliz com isso x) Vou morar em um apartamento de 4 quartos, cada um com uma garota - sendo que uma delas é a dona do apto., e a mãe mora no andar de cima. Foi a mãe quem me recebeu, pois a garota está viajando (pro Brasil! Salvador :D)

Esqueci de trazer o cabo da minha máquina - sim, podem me matar agora -, mas parece que uma das minhas colegas aqui vai me emprestar o dela, mas só no final de semana. É até bom, porque senão fico muito presa à internet.

Na sexta, está marcada a entrevista na Reitoria, em que receberei um kit da UP. Nesse kit, deverá vir um chip com o qual eu poderei ligar para o Brasil pagando tarifas baixas. Aliás, a tarifa nos telefones públicos não é tão alta.

Será um período inesquecível, com certeza, e está só começando :)



4 comentários:

  1. Fiquei feliz e emocionada ao ler seu texto. A UFMA com limitações e muitas,mas muitas dificuldades traz momentos, emoções e pessoas super especiais. Uma delas foi você. Me deu tanta coragem e me fez querer ser mais ativa no curso. Torço pra que tudo dê certo pra você ai Rê , estude, aproveite, conheça pessoas, lugares mergulhe em conhecimento. Tdo de bom nessa fase da sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz de saber que tá tudo correndo dentro dos conformes! Vou ficar sempre na torcida pra que isso continue correndo bem... me sinto honrado de ter tua amizade, ainda que seja virtual... tomara que o tempo me permita te conhecer pessoalmente tão logo quanto possível! Aproveita muito essa nova fase da tua vida, "toca o terror" (no bom sentido)! Hehehehe! Um beijo do teu amigo do extremo Sul do Brasil!

    ResponderExcluir
  3. amei o nome do blog: "Porto das Letras" é muito poético ein hehe

    fiquei contente por saber que você está bem e que já está se adaptando as coisas por aí (é o espaço se transformando em lugar - huhsuahs).
    aguardarei novas postagens,

    abraço e até! (X

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    adorei o post. É tão bonito ver alunos que se identifica tanto com sua universidade e tentam aproveitar ao máximo essa fase da vida.
    Achei ótima a ideia do blog.
    Boa sorte aí,
    beijokas e inté :D

    ResponderExcluir